sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Como aproveitar uma viagem?

- “Aproveita, viu?”

- “Curta bastante!”

- “Volta logo.”

Ouvi muito estas três frases, e variações das mesmas, nos últimos tempos. Mesmo antes de viajar, amigos e conhecidos me felicitavam pela conquista e faziam suas recomendações para que eu tirasse o máximo proveito da experiência. Ora, claro que eu fico feliz em ter amigos que se preocupam comigo e que querem que eu aproveite a minha viagem! Mas devo confessar que depois de algumas centenas de vezes, não quero mais ouvir as frases acima. São várias as razões, as quais descrevo abaixo. Sei que este post vai parecer mal-educado e ranzinza... mas é o espírito do dia – eu também posso ser mal-humorado de vez em quando, né? Pois bem, vamos aos motivos que me levam a desgostar das frases lá de cima:

1) Significado – qual é o significado real de um ‘aproveite? O que a pessoa quer dizer quando ela recomenda que você aproveite sua viagem? Que coma coisas diferentes? Que conheça novas pessoas? Que visite novos lugares? Que descanse? Que trabalhe? Que vá pra baladas? Que explore museus? Que amadureça? Que se distraia? Tudo isto junto? É... o siginificado da frase é tão amplo que eu prefiro receber uma recomendação mais direta, do tipo: ‘Em Cingapura, vá comer um caranguejo com cerveja Tiger no restaurante Jumbo Sea Food da East Coast Road’. Esta frase sim tem um significado direto e uma recomendação fácil de seguir. ‘Volta logo’ é outra que eu não entendo... eu vou voltar no dia 27 de setembro – não há nada que eu possa fazer para mudar isto, a não ser que algo grave ocorra em minha família, e eu realmente espero que isto não aconteça enquanto eu estiver aqui. Portanto, eu volto no dia 27 de setembro... se isto é ‘logo’ ou não, só você pode dizer.

2) Pressão psicológica – decorrente da falta de significado descrita no item acima, o termo ‘aproveite’ me gerou uma certa pressão psicológica em minhas primeiras semanas de Cingapura. Eu me questionei algumas vezes: “será que estou aproveitando? Ainda não conheci o Museu Nacional, e ainda não fui na Roda Gigante... puxa, será que não estou aproveitando? E o trabalho, será que estou conseguindo aproveitar a chance? “. Caraca, é claro que eu estou aproveitando. Mas o simples fato de continuar ouvindo as pessoas recomendando que eu aproveite me faz questionar por um instante se eu estou curtindo mesmo – e a resposta é sempre a mesma: CLARO QUE SIM. Mas porque continuar me perguntando isto? Quem melhor do que eu pra saber se eu estou ou não aproveitando?

3C Cada um é cada um, e vice-versa – e então chegamos ao terceiro ponto. Eu sou eu, apenas eu... e só eu sei aproveitar a minha vida... você aproveite a sua, e eu aproveito a minha. Você pode gostar de aproveitar a vida jogando futebol, indo ao cinema, ou casando-se e tendo filhos. Cada um tem suas formas de aproveitar suas vidas. E eu tenho a minha, com a qual estou muito feliz e satisfeito. Então deixa eu aproveitar a minha vida e a minha viagem do meu jeito... e você se preocupa em aproveitar a sua.

AMIGOS!!!! Acho que quase todos vocês me desejaram uma ótima viagem e recomendaram que eu ‘aproveitasse’, ‘curtisse muito’ e ‘voltasse logo’. Continuo guardando vocês no coração e entendo perfeitamente que vocês apenas querem o meu bem e queriam expressar seu carinho por mim com estas frases. Mas eu precisei escrever isto para libertar toda a pressão psicológica que eu expressei no item dois...

Finalizo por aqui recomendando a todos os meus amigos que ‘aproveitem as suas vidas’ aí no Brasil ou onde estiverem... ‘porque a vida é uma só’... ‘porque o importante é ser feliz’... ‘porque quando a gente percebe o tempo passou’... e por todos os motivos que todos nós já conhecemos e continuamos repetindo. Ah, e aviso que eu volto em 27 de setembro, ou seja, daqui a mais ou menos um mês e meio. Isto é logo suficiente para você? Espero que sim J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário