terça-feira, 14 de julho de 2009

Cingapura - A comida

Capital gastronômica da Ásia. É este um dos títulos que Cingapura esta buscando conquistar, e por isto mais e mais restaurantes de diversas cozinhas têm se instalado aqui.

Entretanto, a influência oriental é predominante na cidade, e por todos os cantos é possível ver restaurantes chineses, tailandeses, indonésios, vietnamitas, malaios... eles também têm um prato nacional: caranguejo (ainda que estes sejam catados no Sri Lanka e importados para cá).

Na primeira noite em que eu estava aqui, fui convidado pela Deb, uma companheira de trabalho, para ir ao Jumbo Seafood - um dos restaurantes mais conhecidos pela cozinha local e por servir caranguejos de todos os tipos. Comi Chili Crab e Black Pepper Crabs - que nada mais são do que caranguejos imensos (sim, bem maiores que aqueles que costumamos comer no Nordeste) cheios de condimentos - muitas vezes apimentados. Garfo e faca? Esquece! Colher e hachi? Estão lá, mas mais atrapalham do que ajudam... você come com as mãos mesmo, e se lambuza inteirinho! O rosto, as mãos, e às vezes até os pulsos! Mas como os caranguejos são maiores, você consegue comer mais carne (eu sempre tenho a sensação de que poderia ter comido mais quando eu vou a caranguejadas na Bahia). É uma delícia.

Hoje, com uma semana de Cingapura, voltamos a um restaurante de caranguejos e eu provei uma nova variedade: Butter Crabs, também muito saboroso. Fomos num grupo de 13 pessoas do Google, das mais variadas nacionalidades: filipinos, tailandeses, chineses, australianos, coreanos, ingleses e americanos... e eu representando os latinos :D

Aqui no escritório, o pessoal costuma comer fora (não há restaurante no Google, como em São Paulo). No primeiro dia, todos juntos fomos comer num restaurante tai que tem no térreo do prédio. Comi Chicken Curry: frango grelhado, arroz e um ovo frito. Mas não se pareciam em nada com a comida daí - apesar de não parecer grande coisa. Os temperos, condimentos, a apresentação do prato... tudo isto faz diferença na hora de comer... parece que é algo totalmente novo. Ah, e tem o fato de eles não usarem facas aqui, nem mesmo para comer frango ou carne... é tudo com colher e hachi - se muito, com colher e garfo. Você acaba colocando a comida na boca para cortar com os dentes, e usa a colher embaixo apoiar o resto.

Como em minha equipe há gente de vários países do Sudeste Asiático, pedi a eles que me levem a restaurantes típicos de suas terras. E o primeiro a me levar foi o Duang, um coreano muito gente fina que senta-se ao meu lado. Ele me levou comer Pho Bo e tomar cafe sua da (um café gelado). No dia seguinte, a Melina e o Isaac, que são Cingapurianos me levaram a um Hawker Center (ou seja, um aglomerado de restaurantes que vendem almoço por preços irrisórios) e compramos Chicken Rice tapao (tapao significa 'pra viagem' - ou seja, compramos fora e trazemos para comer no escritório). Chicken Rice, que nada mais é do que arroz com frango, é um dos pratos mais comuns aqui. O tempero que eles usam deixa delicioso tanto o frango como o arroz, que devoramos com hachi e colher.

No fim de semana, também fui comer em Chinatown e provei Laksa (um noodle cozinhado no caldo de coco) e springrolls (que em nada se parecem com aqueles do Lig Lig ou China In Box). Deliciosos. Também comi Tilapia e outros animais do mar, bem apetitosos. Hoje no almoço eu comi pato à moda de Hong Kong, que nada mais é do que pato com um molho curry e macarrão.

Enfim, a comida - como vocês podem ver - é um dos grandes choques da experiência. As porções são pequenas, mas por alguma razão eu sempre estou satisfeito ao fim da refeição. Acho que é porque eu fico cansado de comer... vocês acham que é fácil usar hachi na mão direita, a colher na mão esquerda, cortar a comida com os dentes e ainda ter que usar as mãos quando muitas vezes o prato ainda está quente? Dá trabalho, eu me babo inteiro... por isto, depois de 4 dias de Cingapura, tomei a decisão de fazer a barba (eu estava com uma barba de uns dois meses quase...). Fiz isto porque eu me babava na barba, no bigode, e a situação ficava nojenta... agora me sinto mais limpinho durante e após as refeições!

Esperem mais posts sobre comida :)

2 comentários:

  1. Hmmm q delicia Johnny...esses carangueijos me deram mta agua na boca hehe.
    Beijos + ate logo!

    ResponderExcluir
  2. joao, opa, muito bom que fez um blog, já li tudo e assim ficar fácil acompanhar tuas andancas e comilancas =P

    fora que ja tenho outra imagem de cingapura e portugal, hehe. é esse o espirito, nao?

    ResponderExcluir