segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fazendo Negócios na Ásia - Parte I - Trocando cartões

A forma de se fazer negócios aqui do outro lado do mundo é bastante similar ao Brasil – claro, estamos em Cingapura, um centro asiático já bastante ocidentalizado. Entretanto, algumas diferentes muito interessantes chamaram a minha atenção.

Em apenas duas semanas trabalhando aqui, tive a oportunidade de visitar duas empresas para fazer reuniões com potenciais clientes do Google AdWords, além de receber dois representantes de uma agência parceira nossa da Malásia e também participar de um evento voltado ao segmento imobiliário da região da Ásia-Pacífico num hotel daqui. Sempre acompanhado de outros Googlers – o meu gerente – também João (português), a Pearl – uma chinesa que é a vendedora da equipe - e a Joann, outra gerente do time.

Logo em meu terceiro dia, fui com o meu gerente João a uma reunião com uma empresa de headhunting. Eram oito representantes do Comitê Executivo da Empresa, entre locais e britânicos. Um pessoal mais formal, old-school e com pouco conhecimento sobre o Google e suas soluções – mas muito interessados e simpáticos. Aqui em Cingapura, como em outros países da Ásia, a troca de cartões de visitas é um ritual todo especial. Ao entregá-los, você não deve simplesmente jogá-los em cima da mesa, ou entregar de qualquer jeito na mão da outra pessoa. Ao mesmo tempo, você não deve receber o cartão e guardá-lo no bolso da camisa sem dar muita atenção. Vou descrever os passos abaixo:

1) 1) Você retira um cartão pessoal

2) 2) Vira ele para a pessoa que vai recebê-lo

3) 3) Com as duas mãos segurando-no, você entrega o cartão à outra pessoa

4) 4) A ação anterior pode ser acompanhada de uma leve inclinação para a frente, como que num gesto de referência e consideração pelo outro.

5) 5) Ao receber o cartão, você não deve olhar para quem lhe entrega – mas para o cartão em si.

6) 6) Você deve gastar alguns segundos para ler o nome e o cargo da pessoa que lhe entrega o cartão.

7) 7) Eventualmente, algum comentário é feito a respeito do seu nome (especialmente no meu caso).

Simples, né? Agora, imagine receber e entregar cartões ao mesmo tempo? É toda uma mecânica. E vamos mais adiante – imagine eu, na reunião com oito executivos, cumprindo este ritual com cada um deles individualmente. Pirante!

Já no outro evento para executivos do ramo imobiliário, que reuniu cerca de 100 participantes, fomos eu, o João e a Pearl fazer um networking e recolher cartõezinhos de diversos potencias clientes – já era minha quarta interação de negócios e eu já estava craque na troca de cartões!

Mas no fim eu acho este ritual genial, sabe? Porque daí você olha direitinho e vê qual é o nome da pessoa, pra poder gravá-lo. Ah, e claro – você já vê o cargo da pessoa e não fica curioso para saber as funções de quem está na reunião. Estou pensando em adotar a prática quando voltar ao Brasil, ou será que por aí não é muito educado ficar lendo o cartãozinho assim que você o recebe?

2 comentários:

  1. Acho que no final das contas, é muito parecido com o que a gente espera de uma pessoa educada recebendo/entregando cartão. Com a exceção de que por aqui não temos um protocolo. Mas de qualquer maneira, não é das coisas mais educadas do mundo receber/entregar o cartão de qualquer jeito, ou não deixa-lo sobre a mesa quando alguem lhe entrega.. :) Abraçosss, e aproveita a viagem!!

    ResponderExcluir
  2. Boa, João!
    Os orientais são mesmo muito mais preocupados com protocolos. Muito legal conhecer esta dinâmica de entrega de cartões. É bom para pensarmos como fazer isso por aqui: acho que um meio termo é uma boa ideia.
    Aproveita!
    abs.,
    tluz

    ResponderExcluir