terça-feira, 14 de julho de 2009

Cingapura - Primeiras impressões

Chegar novamente na Ásia, depois de 12 anos, foi ao mesmo tempo mágico e excitante... apesar de uma certa familiaridade com a região, me surpreendi novamente com algumas descobertas bobas:

Primeiramente, ao pegar o taxi no aeroporto para vir para casa, quase me sentei no banco do motorista. Sim! Aqui eles dirigem com mão inglesa, então mesmo no banco do passageiro, eu tenho a impressão de estar dirigindo o carro.

O clima é quente e úmido, mas não tanto como eu esperava. Lembro-me de ter passado MUITO calor em Jakarta quando lá estive em julho de 1997. Aqui eu passo calor, mas não me incomoda.

A cidade é limpa e organizada, mas não chega a ser uma Suíça (ou seja, existe sim um pouco de agito e multidão - é uma cidade cosmopolita). Na primeira noite em que sai para dar uma volta pela região do meu flat, me senti na Disneyland... há inúmeros restaurantes, luminosos e atraentes, cheios de turistas. Ficam todos à beira do rio numa região turística chamada Clarke Quay (onde eu moro).

Logo no dia seguinte, lá estava eu no escritório do Google Cingapura - que fica no 38o andar de uma torre imensa e redonda, com uma vista incrível da marina de Cingapura. As pessoas não poderiam ser mais simpáticas e acolhedoras! Falantes e muito interessadas em saber mais sobre mim, sobre meu país, meu time, etc... mais detalhes num post em separado ok?

Ao contrário do que eu pensava, Cingapura ainda tem uma influência oriental muito forte. Eu pensava que aqui haveria muito mais ocidentais vivendo (como eu acho que deve ser em Dubai, por exemplo). Mas a realidade é que existe uma grande presença da cultura chinesa aqui - os Cingapurenses falam inglês com um sotaque bastante pesado e às vezes difícil de entender. E a comida também tem uma forte influência asiática - eles comem com hachi e colher geralmente. Apenas em restaurantes ocidentais a refeição é servida com garfo e faca.

Tenho alguns amigos que vivem aqui há alguns anos, e que também foram vitais para uma boa adaptação nesta primeira semana, e o que eles disseram foi justamente que Cingapura é um 'soft landing into Asia'... ou seja, você sente que está na Ásia, mas não chega a ser tão chocante como se eu estivesse em outro país menos influenciado pelo ocidente.

Enfim, no balanço de uma semana posso dizer que estou muito feliz com a cidade e com o povo daqui. A sensação de segurança é constante, e não me preocupo se vão roubar minha carteira no aperto do metrô, ou enquanto eu almoço em um restaurante. As pessoas também têm sido vitais para que eu me acostume.

A todo instante, eu tenho algo para compartilhar com vocês... vou começar a fazer isto com mais freqüência e em posts menores e mais específicos!

Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário