terça-feira, 14 de julho de 2009

A ida - passadinha na Europa

Como não há vôos diretos entre São Paulo e Cingapura, e a Europa fica no meio do caminho, eu tirei uns dias livres a que tinha direito para visitar um grande amigo meu que está morando em Madrid...

Foram poucos dias com o Renato e a Luciane (namorada dele), mas suficientes para matar um pouco da saudade, conhecer lugares novos e aproveitar bastante. Nos dois primeiros dias, a Luciane foi minha guia por Madrid... me levou conhecer lugares lindos como o Palacio Real, a Catedral de la Almudena, a Plaza Mayor, o mercado central, a Puerta del Sol, o ursinho que é símbolo de Madrid, as Lojas de Departamentos em rebajas (Zara, H&M, Corte del Inglés), a Gran Via... impressionantes! Também adorei passear pelas ruelas do bairro boêmio, Chueca - e pelos campos verdes do Parque del Retiro... logo ali, pertinho de dois lindos museus: Reina Sofia (um prédio incrível e que tem a famosa pintura do Picasso: Guernica) e Museo del Prado.

Enquanto meu amigo Renato fazia suas provas no MBA, a sua namorada Lu teve uma entrevista final de trabalho e... foi contratada :D saímos para comemorar com uma jarra de sangria e alguns pintchos (um petisco que nada mais é do que pão torrado com especiarias diversas em cima). Fora isto, não podia deixar de comer uma paella... que foi o almoço de um dos dias que passei por lá.

Madrid também foi ótimo para reencontrar a Poly, uma antiga amiga minha de Londrina que mudou-se para Madrid há pouco mais de 3 anos e parece que não volta tão cedo. Conheci o seu namorado, Nick e tomamos os três um café nevado no Juan Valdez (rede colombiana - super recomendada por mim!).

Ah, e não posso me esquecer das festas! Coincidentemente naqueles dias estava rolando a Gay Pride Parade na cidade - e é a única semana no ano inteiro em que é permitido beber nas ruas. Por isto, à noite rolavam festivais e uma multidão de espanhois e turistas amontoados pelas ruas de antigas construções... um barato!

Nestes poucos dias de Europa, dei ainda uma passadinha no Porto, em Portugal. Nunca tinha ido a outro país em que eu pudesse falar meu idioma e ser compreendido - foi certamente uma experiência incrível. Amei Portugal. Chegamos no aeroporto bem cedinho e alugamos um carro, para irmos diretamente a Guimarães - a primeira cidade do país (onde nasceu Portugal). Uma cidadezinha medieval encantadora, que guarda um castelo num de seus picos. Certamente vale a viagem para passar uma tarde lá, até porque fica a poucos quilômetros do Porto.

Seguimos para o norte e almoçamos em Ponte de Lima, onde provamos as delícias (...) da região do Minho: rojões e tripas. Devo confessar que não foi assim tão saboroso... mas os bolinhos de bacalhau do couvert serviram para nos alimentar bem :)

À noite, nos hospedamos em uma pensão ótima ao lado da Praça dos Aliados, no centro da cidade... e demos mais uma volta ao entardecer para conhecer a região. Impressionantemente linda a cidade - superou todas as minhas expectativas. O Porto está às margens do Rio Douro, chegando no mar, e é cheia de casebres coloridos amontoados entre si - uma visão que nos remete a um Pelourinho mais sofisticado e com ares europeus. Cruzamos a imponente ponte a pé e jantamos numa presuntaria em Vila Nova de Gaia, que tem uma vista linda do Porto. O jantar compensou o almoço, já que provamos diversos tipos de frios e queijos - saboroso.

À noite, é incrível ver o movimento de pessoas na rua... diferente de São Paulo, em que saímos para nos encontrar em restaurantes, bares ou shoppings, as pessoas aqui saem para um footing na praça... caminhar ao ar livre, despreocupadamente - há exposições na rua e as pessoas se acumulam ao redor de bares e restaurantes, nas calçadas. O verão na Europa (sim, Portugal ainda é Europa) é delicioso.

No segundo dia, fizemos um passeio a pé pelo centro do Porto. Feito pela simpaticíssima guia Tânia da eco-tours, passamos por diversos pontos interessantíssimos da cidade que é um charme. Inclusive vimos uma estátua do Dom Pedro I, que em Portugal é conhecido como Dom Pedro IV (pois houve 3 outros D. Pedros antes dele por lá). Foi engraçado, pois o Re e a Lu olhavam para a estátua do Dom Pedro IV e diziam: "Puxa, é tão parecido com o Dom Pedro I... deve ser um bisneto ou sobrinho, né?". No fim era o próprio!

O tour finalizou numa cave em que se comercializa Vinho do Porto, com direito a uma explicação super detalhada sobre o início da fabricação deste vinho, o modo de produção e armazenamento, etc... a Cave que visitamos era a Ramos Pinto - adorei! Ah, e sabiam que o Vinho do Porto na realidade é produzido não no Porto, mas sim na região do Douro (mais ou nordeste de Portugal)? Eu não sabia... o Porto apenas leva a fama por ser responsável por comercializar o tal vinho - que por sinal é uma variação de vinho branco que é uma delícia!

Meus dias no Porto finalizaram com um almoço típico - com direito a bacalhau e francesinha num restaurante simpático às marges do Douro, na ribeira. E antes de ir ao aeroporto, ainda deu tempo de dar uma passadinha para conhecer a Casa da Música, casa de shows de arquitetura moderna.

Depois de tantas aventuras em apenas 5 dias, já era novamente hora de entrar no avião - para seguir ainda mais distante. Cingapura, aí vou eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário