terça-feira, 21 de julho de 2009

Fazendo negócios na Ásia – Parte 2 – Formalidade e Polidez

Outro aspecto interessante das interações de negócios aqui em Cingapura é a formalidade que marca os relacionamentos. Isto está presente desde a forma como você se veste até a educação com que se trata um parceiro de negócios.

No Brasil, estou acostumado a fazer reuniões de trabalho com clientes meus usando camiseta ou mesmo tênis às vezes (trabalho no Google, pessoal – é assim mesmo). Aqui, mesmo trabalhando numa empresa ‘muderninha’ eu tenho usado sapato, calça e camisa social para qualquer interação de negócios.

Além disto, raramente você terá reações fortes ou questionamentos agressivos por parte do cliente ou parceiro de negócios. As pessoas são bastante cautelosas ao fazer um comentário para que ele não soe ofensivo ou informal. Ou seja, há certas práticas para se quebrar o gelo, mas nada de dar tapinhas nas costas, beijinhos na bochecha ou contar sobre a sua vida pessoal de forma muito aberta.

Mas claro que em toda regra há exceções, e uma muito engraçada tem acontecido desde a semana passada. Um dos meus colegas foi a uma reunião de negócios para fechar uma nova conta com um hotel boutique aqui de Cingapura. Não costumamos passar nosso celular para clientes, mas numa das visitas à empresa, o Chandra (meu colega) telefonou para a cliente debaixo do edifício para confirmar o número da torre, ou o andar... e ela gravou seu celular. Resultado – ele tem recebido ligações constantes da senhorita, com pretextos bastante ilógicos para que eles discutam sobre a performance da conta, ou qualquer outro detalhe irrelevante... e o melhor, ela faz o convite e sugere que eles discutam isto tomando um drinque... hahahahaha, acho muito engraçado, mas todos aqui dizem que isto é realmente anormal e nunca tinham visto algo assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário